CLIC AQUI PARA ACESSAR

sábado, 15 de junho de 2013

Denúncias de violência contra idosos aumentaram quase 20% em Maceió

No abrigo São Vicente de Paula tem histórias de vários casos de alguma violência contra o idoso. (Foto: Jonathan Lins/G1) 
Número de violência contra idoso poder bem maior
em Algoas, segundo o Ciappis. (Foto: Arquivo G1)

É a lei da vida: nascer, crescer, se tornar adulto e envelhecer. O dever dos pais é cuidar dos filhos, pelo menos até o fim da adolescência. Depois cada um pode cuidar de si, mas e quando chegamos à idade avançada, quem tem que cuidar? No Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado neste 15 de junho, o G1 revela os dados da violência na capital alagoana: os números cresceram quase 20% este ano, em relação ao mesmo período de 2012.
As leis existem para assegurar os direitos dos idosos, mas nem todas são cumpridas. Filas preferenciais, assentos no transporte público, vagas de estacionamento e tantos outros direitos são desrepeitados país a fora. Mas, pior que tudo isso, é quando um idoso sofre algum tipo de violência. Na maioria dos casos, isso ocorre dentro de casa.
Dados do Centro Integrado de atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi) ligado à Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, revelam que as denúncias de violência contra o idoso estão crescendo a cada ano. Em 2013, de janeiro a maio, já foram registrados 110 casos só em Maceió. Isso representa um aumento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2012 quando foram registrados 92 casos.
No abrigo São Vicente de Paula tem histórias de vários casos de violência contra a pessoa idosa.
(Foto: Jonathan Lins/G1)

Para a coordenadora do Ciappis, Viviane Melo de Gusmão da Costa, este número é apenas uma base para ser ter noção da gravidade do problema. "Infelizmente nós ainda não temos uma delegacia especializada em violência contra idoso, o que é uma lacuna. E nós atendemos apenas Maceió, por isso os atos de violência em nosso estado ainda podem ser muito superiores", diz.

Quando pensamos em violência contra o idoso, logo pensamos em agressão física, mas há várias maneiras de violência. Os maiores registros, segundo o Ciappis, são violência financeira ou econômica e negligência.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário