CLIC AQUI PARA ACESSAR

sábado, 22 de dezembro de 2012

Com grana curta, Grécia e Espanha fazem Natal mais barato e com menos presentes

,
A crise econômica que atingiu a Europa em 2008 e 2011 vem mudando os hábitos de consumo da maioria dos cidadãos europeus, principalmente na Grécia e na Espanha, países que ainda estão sofrendo sérios problemas sociais, como cortes de gastos e altas taxas de desemprego. A falta de trabalho e dinheiro estão afetando também as comemorações de fim de ano, principalmente a celebração do Natal. Neste ano, os presentes serão mais simples e úteis, como roupas e sapatos.
Segundo o jornal espanhol El País, a Fundação do Comércio de Barcelona prevê uma queda de 10% a 12% nas vendas do comércio. Dados divulgados pelo jornal mostram que, desde o início da crise, os gastos natalinos dos espanhóis vêm caindo a cada ano.
Neste Natal, os espanhóis devem concentrar as suas compras em coisa “úteis” e comprar presentes “inteligentes”. De acordo com o estudo Navidades Low Cost (Natal a Preço Baixo, em tradução livre), 90% dos presentes que serão entregues este ano são livros, roupas e sapatos. Ano passado, os itens úteis representaram 57% da preferencia dos espanhóis.
(R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário